Ao promover as festas do centro acadêmico, quando cursavam a universidade, os empresários Fábio Barboni, 28, e Fernando Plapler, 30, fundadores do Grupo Top, não imaginavam que o hobby seria transformado em profissão.
Dos pequenos churrascos para estudantes nos centros acadêmicos, passaram a organizar grandes eventos no Centro de Convenções do Anhembi. O negócio, que começou com um investimento de R$ 10 mil de cada um, hoje fatura R$ 10 milhões por ano.
A empresa atua no Estado de São Paulo e organiza festas universitárias, como "cervejadas", bailes à fantasia e formaturas, e ajuda grandes empresas a fazerem ações de marketing e relacionamento com os estudantes.
A parceira com centros acadêmicos de 23 universidades paulistas, como FGV (Fundação Getulio Vargas), USP (Universidade de São Paulo), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Faculdade de Medicina do ABC, Uninove, e Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), rendeu R$ 9,5 milhões ao negócio em 2012.
Tudo começou quando os jovens empreendedores ainda estavam na faculdade. Barboni era estudante do curso de direito e se destacava pela realização de churrascos para integração dos alunos. Assim, ele ganhou popularidade e passou a fazer parte do centro acadêmico.
Já como representante estudantil, ele conheceu Plaper, que era estagiário em uma empresa de organização de eventos e estudante de administração da Faap.
A relação comercial entre os dois evoluiu para a amizade e os objetivos em comum os levaram a montar uma sociedade. Com R$ 10 mil de cada um e já formados, eles aproveitaram os contatos que já tinham dentro das universidades e tiraram a empresa do papel em 2009.
"Aos poucos, fomos profissionalizando os eventos. Queríamos estabelecer o conceito de festa-show, por isso, passamos a trazer grandes artistas, como Jorge Ben Jor e Seu Jorge, e a utilizar grandes locais, como o Anhembi e o Espaço das Américas", diz Plapler.
A empresa é contratada pelos centros acadêmicos e atléticas das universidades para produzir festas tradicionais nas faculdades. No currículo, a Top tem a edição 2009 da ESPM In Gala, em que os alunos da ESPM vão com traje social completo, a MackBixos, do Mackenzie, e a festa Jaca, da Atlética da FGV.
A Top também cria projetos próprios e os oferecem aos clientes universitários. Um exemplo é a festa Integra, que tem o objetivo de reunir os centros acadêmicos de vários cursos de uma mesma universidade.
Matéria Completa
Nenhum comentário:
Postar um comentário