quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Vestido de noiva e casaco de pele para cachorro rendem R$ 50 mil a grife


 Casaco de pele sintética, roupas com paetês para noite, calça jeans e, até, vestido de noiva –peças que poderiam fazer parte do guarda-roupa de qualquer mulher–, são fabricadas para vestir cachorros pela empresa de Carolina Kanashiro, 32, a Crystal Dog, de Florianópolis (SC).

A marca produz roupas de luxo para cães que são vendidas em pet shops de todo o Brasil e também nos Estados Unidos, na França e na Argentina por preços que vão de R$ 30 a R$ 500. O faturamento médio mensal é de R$ 50 mil.

Outra empresa que aposta nesse mercado é a  Zee.Dog, do Rio de Janeiro (RJ). Entre os produtos que ela comercializa estão bandanas e coleiras com estampas de caveira, oncinha, listras e, até, uma coleira com sistema de amortecimento. Os preços vão de R$ 18 a R$ 74.

O mercado de luxo para cachorro ainda representa pouco no setor de produtos para animais de estimação, menos de 1% do faturamento total, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Mas, de acordo com o  presidente-executivo da entidade, José Edson Galvão de França, o interesse dos donos em oferecer produtos de padrão superior para seus pets vem crescendo.

"A tendência de humanização e posse responsável faz com que os donos optem por produtos que proporcionem maior bem-estar para seus pets. Os cuidados com os animais que vivem dentro de casa implicam muitas vezes em maiores gastos, pois são necessários produtos que adaptem a vida do pet ao ambiente interno, como tapetes higiênicos."

Foi a paixão pelos seus três cachorros de estimação Melody, da raça westie, e Wind e Bob, da raça scottish, que motivou Kanashiro a abrir o seu negócio. Formada em moda, ela resolveu usar a experiência de sua atuação no varejo feminino para investir no mercado pet.

"Eu gasto muito com meus cachorros, sempre que viajava eu trazia presentes pra eles e sei que existem pessoas que fazem o mesmo. Fiz uma pesquisa e percebi que não havia uma marca de luxo brasileira forte no mercado e montei a Crystal Dog", conta Kanashiro.

Além de terem motivado a criação da empresa, eles também são modelo da marca.

A confecção foi criada em 2009 com investimento inicial de R$ 20 mil. A empresária viaja duas vezes por ano para o exterior em busca de tendências de moda, como tecidos e estampas que estarão em alta na próxima estação. São lançadas duas coleções anuais – primavera-verão e outono-inverno.

Porém, as roupas para animais precisam de cuidados específicos para garantir o conforto dos bichinhos, explica a empresária. "Trabalho muito com malhas, só uso peles ecológicas (sintéticas), não uso couro natural, apenas tecidos com elastano, que não atrapalham os movimentos", diz.

Os preços para o consumidor final variam de R$ 30 a R$ 300. Os itens mais baratos são calcinhas para fêmeas no cio e bandanas, o mais caro é o casaco de pele com aplicação de strass (peça que imita o diamante).

A empresa também faz camas para cachorros com estampas diferentes e aplicações de cristais, que custam de R$ 200 a R$ 500.

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